York Roman Walls

Olás,

tudo bem por ai? Bora continuar os posts sobre York? Como eu gostei dessa cidadezinha… tão charmosa!

York, assim como Londres, também era protegida por uma muralha. Mas ao contrario de Londres que hoje so tem alguns pedaços dela – post aqui! – a de York segue praticamente intacta! Sendo considerada o exemplo mais completo de uma muralha medieval existente na Inglaterra.

A muralha romana original sobreviveu até o século IX, quando York foi invadida pelos vikings dinamarqueses em 866 DC. Sob a muralha, que foi enterrada, os vikings construíram uma paliçada – uma cerca de estacas pontiagudas (bem como as que vimos nos filmes e seriados).

E nos séculos XIII e XIV foram substituídas pela parede de pedra que existe ate hoje. Ou seja, só vimos uma parte da altura total da muralha.

As muralhas medievais da cidade originalmente incluíam 4 portões principais ou “bares” (Bootham Bar, Monk Bar, Walmgate Bar e Micklegate Bar), 6 portões secundários e 44 torres intermediárias. O perímetro defensivo se estendia por 2 milhas, protegendo a cidade medieval e o castelo.

No final do século 18, as paredes não eram mais necessárias como defesa da cidade e já estavam em ruínas e em 1800, a Corporação de York solicitou uma Lei do Parlamento para demoli-los., alegando que, alem do mau estado da paredes, as passagens estreitas dos portões principais eram inconvenientes e dificultavam a expansão da cidade. Nessa época outras cidades, incluindo Londres, já tinham começado a demolir suas muralhas.

Ainda bem que York bateu o pė e não o permitiu que isso acontecesse. depois de muito protesto, a Corporação foi forçada a recuar. O pedido de preservação chegou um pouco tarde, uma grande parte da muralha foi destruída ida – 3 dos 4 portões principais, 3 dos 6 portões secundários, 5 das 44 torres e mais 300 jardas da parede já tinham sido colocadas abaixo – mas o que foi preservado é mantido até hoje, com orgulho pela cidade.

Euzinha, que curto história e adoro bater perna por esses pontos importantes, “viajando na maionese” imaginando tudo que ja aconteceu por ali, fiquei muito feliz e orgulhosa da população de York e ate emocionada em poder andar por uma parte dela… podem me chamar de boba! hahaha

Pra quem visitar a cidade, é obviamente fácil ver a muralha. Não tem como não percebe-la, mas pra que quer se aprofundar mais, tem a rota dela completa, passeios guiados e outras opções. Enfim, história viva!

Ahhhh como eu amo morar na Inglaterra! hahaahah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s