Olás #quarenteners!
Vamos falar um pouco de arte? Em uma das minhas andanças – 1 hora de exercicio ao ar livre é permitido durante a quarentena, lembra? – eu passei em frente ao Tate Britain. Tinha esquecido de uma exibição que estava lá desde Outubro e foi extendida até o final de Fevereiro. Então…
A exposição a qual me refiro é a “Relembrando um admirável mundo novo” feita pela artista plástica Chila Kumari Singh Burman.
Esta instalação toda em neon, combina mitologia hindu, Bollywood, história colonial e memórias pessoais. A inspiração veio das visitas durante a infância à Blackpool – uma espécie de Las Vegas Inglesa, mas em bem menor escala! – e à van de sorvete de sua família.
A artista cobriu a fachada da Tate Britain com vinil, enfeites e luzes com imagens de Kali, a deusa hindu da libertação e do poder. Burman é celebrada por sua prática feminista radical. A exibição foi comissionada para o período de Diwali, o Festival da Luz. Festival típico que celebra novos começos, o triunfo do bem sobre o mal, da luz sobre as trevas. O objetivo é relembrar que um admirável mundo novo se inspira nas lutas e vitórias do passado para oferecer esperança de um futuro melhor.
O Tate Britain fica as margens do Rio Tâmisa e obviamente está fechado por causa da pandemia do Covid-19. Mas super vale a visita. O endereço é Millbank, Westminster, London SW1P 4RG.
Bjinhos,
Cibele