Oi, Gua sha!

olás!

vamos a mais um post de saude e bem estar? Quero falar sobre o Gua Sha.

Gua sha é uma terapia tradicional na China. A tecnica usa uma ferramenta para fazer uma massagem “raspando” a pele, melhorando a circulação sanguínea e aliviando a tensão muscular. Essa ferramenta geralmente é feita de pedra, osso ou até mesmo chifre. Sendo as peças de pedra (jade e quarto rosa) as mais faceis de se encontrar no mercado. E possivelmente as mais ecologicamente corretas, né?!

1117-neck-and-neck-gua-sha-massage-tools

A técnica combina óleo e a massagem usando o gua sha em movimentos firmes, de pressão moderada e em direção ascendente. Acredita-se que a técnica ajuda a tratar diversas doenças além de ser usada também como massagem esportiva e tratamento de rejuvençao facial.

E é sobre o gua sha e a massagem facial que quero falar um pouco, porque essa técnica esta bombando por aqui e eu já comecei a fazer também. Comprei a minha peça, de quartzo rosa, há uns meses atrás, depois de uma sessão de reflexologia. Que alias amei e quero voltar!

Também andei lendo sobre e segundo estudos, esse ritual, quando realizado diariamente melhora a microcirculação em até 400%! Também reduz rugas, tonifica e suaviza a pele, estimula o colágeno, combate a pigmentação, olheiras e inchaço e define as linhas de contorno do rosto. É otimo também para aliviar a tensão muscular na região do rosto – oi voce que sofre de bruxismo ou vive fechando as sobrancelhas!

Claro que para fazer a massagem é indicado o uso de algum óleo facial, para ajudar a pedra a deslizar pela pele, reduzindo o atrito. Fora que um óleo facial – adequado – vai ajudar a tratar a pele.

Aí, com minha peça em mãos e altamente influenciada pela sessão de reflexologia e pela minha leitura, procurei videos na internet ensinando o passo a passo para fazer eu mesma a minha massagem facial usando o gua sha. Eis o video que eu gostei mais:

Está em ingles mas dá pra perceber bem a técnica e o passo a passo. Todos os movimentos devem ser repetidos cinco vezes.  Dá pra acreditar que essa mulher do video tem mais de 40 anos?! Quase morri!

Enfim, esse post todo é porque queria compartilhar mais essa informação com voces. Temos vivido um vida tão louca, corrida e estressante que acabamos esquecendo de cuidar de nós mesmos… seja cuidar do nosso lado físico ou mental.

É sempre bom cuidar da gente e aprender algo fácil e de baixo custo, é tão bom quanto.  Por isso compartilhei com voces duas coisas que tenho feito alternadamente para cuidar da minha saúde física e mental.  Tanto o gua-sha quanto a dry brushing tem efeitos reais e não precisam de muito tempo na sua rotina!

Bjinhos,

Cibele