Dia Internacional do Canhoto!

Oie!!!

Dia 13 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Canhoto. E eu sou uma canhota. 😝

O Dia Internacional do Canhoto vem para celebrar as evoluções em favor dessa pequena parcela da população. Atualmente entre 10% e 15% da população mundial é canhota (sendo a maioria de homens) e enfrenta dificuldades diárias ao viver em um mundo “direito”.

Não acredita? nós canhotos temos que aprender a mudar a marcha do carro com a mão direita, e não com a esquerda, que seria o nosso primeiro impulso. O uso do computador também é um pequeno drama, já que os números e as setas direcionais do teclado do computador estão todas no lado direito.

As facas, tesouras e maçanetas são projetadas para destros, fazendo a vida de um canhoto ser um pouco complicada. E, enquanto em alguns países (Estados Unidos e Reino Unido por exemplo) já é possível encontrar produtos feitos para canhotos, no Brasil esses objetos são praticamente inexistentes.

O que acontece então? Nós canhotos temos duas opções: aprender a se virar com a mão direita ou sofrer eternamente. Hahaha Adaptação é o sobrenome de um canhoto! Muitos de nós, passamos a ser ambidestros. 😉😉😉

Sem drama, tá?! Essa adaptação nem sempre é difícil. Muitos de nós nem percebemos o esforço! É meio que sobrevivência. Se não dá pra fazer com a esquerda, aprenda a fazer com a direita. E ponto.

Por isso usamos os dois lados do cérebro! Por isso nos destacamos em qualquer área, seja exatas, humanas ou biológicas. Muitos genios e grandes nomes da história são canhotos!

Origem do dia

O dia internacional do canhoto foi celebrado pela primeira vez no dia 13 de agosto de 1976 e apesar de ser comemorado anualmente neste dia desde então, só foi declarado oficialmente pelo clube britânico Left-Handers Day Club (algo do tipo Clube Do Dia dos Canhotos) na década de 90. O objetivo era protestar contra a discriminação sofrida pelos esquerdinos e divulgar as vantagens e desvantagens de ser canhoto.

A escolha do dia 13 de agosto tem muito em haver com o estigma que os canhotos enfrentaram – e ainda enfrentam – na sociedade. O  número 14″3 sempre foi considerado número de azar e agosto é o mês oficial do mau agouro. 🙄🙄🙄

Vantagens, desvantagens & curiosidades do mundo canhoto

Bom, já falamos ali em cima que nós canhotos usamos os dois lados do cérebro com mais frequência, por questão de sobrevivência né?!

Mas há estudos que indicam que ser canhoto está ligado a uma maior criatividade intelectual. O canhoto tem o raciocínio mais rápido que um destro, são apenas 0,51 segundos, mas já vale!

Nos esportes, luta, direção e video game por exemplo, nós somos mais rápidos. Também temos a imaginação aguçada, vemos o mundo de uma forma diferente e temos facilidade para resolver problemas do dia-a-dia. Os canhotos são ótimos ao fazer várias tarefas ao mesmo tempo. De novo, questão de sobrevivência! Hahaha

Quanto as desvantagens, historicamente as pessoas canhotas eram consideradas inferiores e o uso da mão esquerda era associado à feitiçaria; na idade média os canhotos eram queimados vivos na fogueira, juntamente com as pessoas ruivas. Ambos eram considerados “bruxos” por serem diferentes.

Nós somos mais sucetíveis à esquizofrenia e epilepsia. Podemos ter problemas de aprendizado e passamos a vida sofrendo bullying.

Por exemplo: eu cresci ouvindo que “direita é a mão que escreve”. Vocês não imaginam quantas vezes eu confundi e ainda confundo os dois lados. Se “direita e a mão que escreve” e eu escrevo com a esquerda, logo a minha esquerda passa a ser direita. E não grita comigo! Hahahah e parem de falar isso para as crianças. Vocês deixam os canhotos perdidos!

Quantas piadinhas cretinas eu ouvi – e ainda ouço. Mas tudo bem, meu lado geminiana não deixa a peteca cair. Hahahaha

Vamos acabando esse post por aqui. Já está um tanto quando grande. Mais tarde libero um com uma listinha de canhotos famosos!

Beijinhos de uma canhota orgulhosa,

Cibele